O final de Francesco (Raul Cortez) em 'Terra Nostra' é marcado por uma trajetória intensa de queda e redenção.
Na reta final da novela exibida na Faixa Especial da Globo, o banqueiro enfrenta o momento mais delicado de sua vida. A situação se agrava quando seus sócios comunicam que as fábricas faliram, comprometendo de vez a estrutura de seus negócios.
A notícia se espalha rapidamente e provoca um verdadeiro pânico entre os clientes, e a, principalmente com Janete (Ângela Vieira). A ex-mulher do banqueiro está preocupada com a falta da pensão que recebe, o que faz até Josué (Juan Alba) tirar satsifação dele.
Sem conseguir conter a crise, Francesco toma uma decisão drástica: manda os funcionários embora e fecha as portas da instituição. É o fim de um ciclo que parecia estável.
Ao retornar para casa, abatido, ele confessa estar devastado, sem enxergar qualquer saída. O peso do fracasso o consome de tal forma que ele entra em depressão e chega a cogitar o suicídio, evidenciando o quanto sua identidade estava atrelada ao sucesso financeiro.
É nesse momento que Paola (Maria Fernanda Cândido) se torna essencial. Com sensibilidade e firmeza, ela acolhe o marido e o envolve em palavras de carinho e apoio, mostrando que existe vida além das perdas materiais.
O amor da esposa funciona como um ponto de virada na trajetória do personagem. Aos poucos, Francesco começa a entender que ainda há caminhos possíveis.
Fortalecido emocionalmente, ele decide reagir. A presença de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) também contribui para essa retomada.
O casal, que enfrenta seus próprios desafios após Matteo ser associado ao anarquismo e temer a deportação, encontra abrigo em uma das fazendas do banqueiro.
Determinando a não se deixar vencer, Francesco luta para reorganizar seus negócios. O simpáico homem não termina a história na ruína. Com esforço e resiliência, ele recupera suas empresas e superar a falência que o assombrou.